quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Treinamento de Hipocampo - e a nossa memória espacial


Treinamento de Hipocampo – e a nossa memória espacial
Nubor Orlando Facure

Todo mundo gostaria de saber como estimular o cérebro. Hoje podemos falar em treinamento de áreas específicas – como, por exemplo, estimular preferencialmente  o hipocampo. Essa estrutura está ligado às nossas memorias – eu disse no plural porque hoje sambemos que temos várias modalidades de memórias, uma delas é a memória espacial – ela funciona assim: estou no centro da cidade e como faço para ir para a Prefeitura ? - sigo em frente, ou para esquerda ou volto para traz? – meu hipocampo tem o mapa e o GPS necessários.

Vamos à alguns exercícios e seus significados:
1 – Entro por uma das muita portas do Shopping – estou na Renner, quero ir na minha loja de sapatos, mas antes vou deixar meu relógio para consertar na Fornitura. Esse exercício desenvolve meu hipocampo direito nas porções posteriores ligada ao conhecimento espacial – andar pelo shopping a procura da loja do meu compromisso
2 – Dessa vez, estou num hospital e, na portaria pergunto onde é a UTI – a atendente me orienta para seguir a faixa amarela até ao final – vou em frente, mas, com um roteiro predeterminado no chão o meu hipocampo será muito pouco estimulado
3 – Tomo um taxi e dou meu endereço de destino – como o taxista nem eu sabemos muito bem onde fica a rua que procuro, vamos nos esforçando pelo trajeto onde ha maior possibilidade de estarmos certos. E finalmente chegamos, foi um ótimo exercício de memorização espacial – da próxima vez será mais fácil
4 – Tomo um ônibus – número 14 linha 88 – agora é fácil, nem eu nem o motorista de ônibus faremos muito esforço, o trajeto é fixo e rotineiro para mim e para o motorista. Vez por outro olha para as vizinhanças do trajeto e apenas confiro se estou quase chegando – o nível de rendimento para o hipocampo foi bem mais baixo no ônibus que no taxi
5 – Estou parado numa esquina e um estranho me pergunta onde fica a Escola de Cadetes – uso meus recursos gestuais e começo a verbalizar as ruas e locais que possam assinalar a trajetória até lá – foi um belo exercício para recordar minha memória espacial
6 – Agora estou lidando com imagens virtuais no meu computador e alí, numa reprodução gráfica de Campinas, procuro caminhar com o mouse num possível trajeto para seguir amanhã - pronto, fizemos 6 modelos de ativação de exercícios

Eleanor Maguire, uma neurocientista inglesa pesquisou o Hipocampo de Taxistas londrinos que diariamente correm atrás de endereços novos na gigantesca Londres, comparando-os com motoristas de ônibus que seguem trajetos rotineiros – ela constatou uma nítida diferença nos Hipocampo, há uma hipertrofia no Hipocampo direito, mais posteriormente, nos taxistas – isso foi confirmado pelo exame com PET

Nenhum comentário:

Postar um comentário