sábado, 20 de fevereiro de 2010

Preste a Atenção !
Nubor Orlando Facure
“Atenção é a tomada de posse pela mente…...Implica em se afastar de algumas coisas para lidar efetivamente com outras” (William James)

Qual é o papel da atenção?
1 – Monitorar as interações do indivíduo com o ambiente (preste atenção, o professor está falando com você)
2 – Estabelecer uma relação com o passado (lembro-me que já vi esse relógio) e com o presente (ele agora está muito atrasado) para dar um sentido de continuidade da experiência (fui eu mesmo quem o guardei aqui) – essa continuidade, também, serve de base para minha identidade pessoal.
3 – A atenção ajuda no controle e no planejamento das ações futuras, que se processam com base naquele monitoramento do ambiente e das ligações de minhas lembranças do passado, integradas com minhas sensações no presente momento (o tema dessa aula é extremamente importante, já li alguma coisa a respeito, mas, preciso prestar muita atenção porque esse assunto vai cair na prova final).
A atenção, a memória e principalmente a consciência, formam um conjunto de funções parcialmente sobrepostas – algumas vezes elas até parecem ser a mesma coisa.
Você não prestou atenção naquela mulher – é que eu não me lembrava dela.
Eu fiz sem prestar a atenção – estava meio “passado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário