terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Neurofrase – 2
Nubor Orlando Facure

Durante a leitura vários processos cognitivos são envolvidos
A percepção visual do texto a ser lido. A memória das palavras conhecidas. O aprendizado que se acumula. A atenção no desenrolar da leitura. As habilidades de linguagem adquiridas previamente. As representações criadas pelo que se lê. A resolução de problemas ou conflitos criados pelo texto – não estou concordando com o que é afirmado nesse texto. O estado emocional que interfere no meu aprendizado e a “memória de longo prazo” que me permitirá “recuperar” o texto no futuro.

Na dislexia, o hemisfério esquerdo funciona mal – a leitura fica comprometida. O disléxico apela para o hemisfério direito e acaba trocando navio por barco, novelo por novela.

A “inteligência artificial” deu aos robôs propriedades quase humanas. Mas, quando abro a gaveta para escolher minha meia eu sei que está um dia frio, uso sapatos e calca marrom. Minha opção é por um par de meia grossa, marrom. O Robô ainda não lida, sem minha ajuda, com essas associações.

Na visão de um objeto, uma bicicleta, por exemplo, percebemos a cor, a forma, o lugar onde está, seu movimento, para que serve, como funciona, a quem pertence, a orientação que está em relação ao solo. Temos mais de 30 áreas visuais no córtex cerebral, cada uma processa um tipo de análise. E, todo processo de percepção dessa bicicleta, mobiliza aproximadamente 25% do nosso cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário