terça-feira, 11 de junho de 2013

Nas ondas do Mar


Nas ondas do Mar
Nubor Orlando Facure

Encantadora experiência para uma mãe receber seu recém-nascido na mãos. Serão milhares de horas em que as noites se misturam com os dias e as emoções transitam entre a alegria, a surpresa e a dor. São momentos que a mãe não esquecerá jamais.
O bebê é o personagem central em todos capítulos dessa linda história de vida.
Onde essa criança escreve suas memórias desses momento tão marcantes para a mãe ? – escreve nas ondas do mar, elas vão se perder todas, sem exceção. Ninguém vai se lembrar de nada do que viveu antes dos 3 anos de idade ou mais.
Até aos 2 meses  o bebê só retém acontecimentos que viveu naquele dia – amanhã já esqueceu   - a madrinha veio com um chapéu ridículo, o afilhado se espanta, mostra medo, chora e depois se acostuma – a madrinha tem de tomar cuidado porque amanhã já não se lembrará mais dela ou do seu chapéu.
Depois dos 3 meses a criança já poderá reter temas de uma semana – o que traz ganhos na interação com os estranhos
Com um ano e meio a criança retém memórias de acontecimentos dos últimos 3 meses
Alguns testes são interessantes e qualquer mãe pode perceber em seu bebê – prenda um pezinho no móbile suspenso no berço, ele aprende a chutar com esse pé e vai repetir a experiência nas próximas tentativas. Mostre um trenzinho entrando no túnel, ele aprende que o trenzinho vai sair do outro lado. Coloque uma bolinha colorida numa caixinha e seu bebê vai saber onde procurar
São situações de memórias de curto prazo e de procedimentos – entretanto a criança não dispõe de “tecnologia” neurológica para montar memórias de longo prazo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário