Como é linda a neurologia da
matemática
Nubor Orlando Facure
Senso numérico – o nosso bebê já o
tem instalado no seu cérebro
Colocamos um chocolate na sua
frente e depois o escondemos atrás de uma cortina. Agora, levantando a cortina,
fazemos aparecer o chocolate e um caminhãozinho. O bebê permanece atento.
Repetimos o experimento fazendo aparecerem 2 chocolates – dá para ver o olhar
de espanto do bebê – ele sabe que duplicamos o objeto – chama-se “numerosidade”
– ele percebe a duplicação do objeto – podemos testar com rostos, bolas ou
qualquer outro objeto do interesse da criança
Vamos agora, apresentar ao bebê,
dois montinhos de balas, de bolinhas, de rodinhas, de chocolates – esse bebê
faz um calculo instantâneo – analógico, sabendo perceber imediatamente qual dos
montinhos tem mais quantidade – esse predicado de “subtaneidade” é testado em
animais como pombos, ratos, cachorros e chimpanzés com sucesso – essa
propriedade é vital para um leão saber quantos adversários tem pela frente ou para
um macaco subir na árvore que tem mais frutinhas
Piaget testou com bolinhas de
argila a capacidade de perceber quantidades numa fila maior outra menor tendo o
mesmo número de bolinhas. Os resultados vão ser diferentes se a argila for
substituída por chocolate kkkk
Agora, apresentemos ao bebê 3
bandejas com quantidades diferentes de balas – ele nos dará indícios de saber
que a soma de duas bandejas tem mais balas do que uma que parece mais cheia
Esses desempenhos matemáticos que
apresentamos são processados nos lobos parietais dos dois hemisférios e a sua
lesão compromete seus resultados
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