sábado, 15 de junho de 2013

Como é linda a Neurologia da Matemática


Como é linda a neurologia da matemática
Nubor Orlando Facure

Senso numérico – o nosso bebê já o tem instalado no seu cérebro
Colocamos um chocolate na sua frente e depois o escondemos atrás de uma cortina. Agora, levantando a cortina, fazemos aparecer o chocolate e um caminhãozinho. O bebê permanece atento. Repetimos o experimento fazendo aparecerem 2 chocolates – dá para ver o olhar de espanto do bebê – ele sabe que duplicamos o objeto – chama-se “numerosidade” – ele percebe a duplicação do objeto – podemos testar com rostos, bolas ou qualquer outro objeto do interesse da criança
Vamos agora, apresentar ao bebê, dois montinhos de balas, de bolinhas, de rodinhas, de chocolates – esse bebê faz um calculo instantâneo – analógico, sabendo perceber imediatamente qual dos montinhos tem mais quantidade – esse predicado de “subtaneidade” é testado em animais como pombos, ratos, cachorros e chimpanzés com sucesso – essa propriedade é vital para um leão saber quantos adversários tem pela frente ou para um macaco subir na árvore que tem mais frutinhas
Piaget testou com bolinhas de argila a capacidade de perceber quantidades numa fila maior outra menor tendo o mesmo número de bolinhas. Os resultados vão ser diferentes se a argila for substituída por chocolate kkkk
Agora, apresentemos ao bebê 3 bandejas com quantidades diferentes de balas – ele nos dará indícios de saber que a soma de duas bandejas tem mais balas do que uma que parece mais cheia
Esses desempenhos matemáticos que apresentamos são processados nos lobos parietais dos dois hemisférios e a sua lesão compromete seus resultados

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