sábado, 15 de outubro de 2011

Novos rumos

Nubor Orlando Facure

O sonho de Deolinda

Fazenda Rio Bonito, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo rica na plantação de café. Sua proprietária, Deolinda Mariano dirige com zelo a casa, a plantação, os funcionários e as 3 filhas.

Agora a noite ela está dormindo e repetindo sempre o mesmo sonho que há dois anos a surpreende. Não consegue identificar com clareza, mas, acorda ouvindo a voz da mesma criança repetindo seu nome.

O casamento de Deolinda

Jovem, bonita, amiga das festas da época, até mesmo quando aluna de colégio interno em São Paulo. Deolinda foi forçada a casar aos 17 anos com Gregório, joalheiro rico, cujo dinheiro iria salvar a fazenda Rio Bonito da falência. Ficou grávida no primeiro mês de casamento e, recusando comprometer sua vida social, ela consegue ajuda de curandeira inescrupulosa que provoca o aborto.

Errando de novo

O dia ficou agitado na fazenda Rio Bonito com a chegada de parentes de Rio Preto que vieram visitar Dona Deolinda. Naquele tempo, os parentes e amigos tinham o costume de se hospedarem por semanas na fazenda devido a demora e as dificuldades de transitarem pelas estradas da região. Entre os hóspedes está Humbertinho, sobrinho de Dona Deolinda, 26 anos, moço irresponsável, falante, cheio de exigências e melindres. Sem que ninguém desse conta ele se aproxima de Neuzinha, filha da cozinheira da fazenda. A pobre jovem é seduzida com as promessas de Humberto e, seis semanas depois, foi descoberto que ela estava grávida. Dona Deolinda toma providências imediatas: manda que Neuzinha seja levada para Goiás onde deve dar a luz e se desfazer dessa criança.

Por mais uma vez esse Espírito foi alijado da vida de Dona Deolinda – era o mesmo que ela havia abortado na juventude.

Setembro de 1936

Beatriz, filha caçula de Dona Deolinda está de casamento marcado. É natural um corre-corre na fazenda Rio Bonito, já que todo cerimonial será feito lá. Há três dia atrás Dona Deolinda repete seu conhecido sonho. Só que dessa vez ela permanece em completa lucidez. Sente que está sendo levada por mão amiga que lhe inspira segurança. Elas param diante de antigo casarão onde na porta aparece, de repente, uma senhora de rara luminosidade que aos poucos vai sendo identificada. É Vitória, mãe de Deolinda quem a recebe no portal do casarão. Aquela imagem nobre, sua luz, sua serenidade e todas lembranças que evoca provoca choro incontido em Deolinda.

La dentro, Vitória traz para as mãos de Deolinda débil criança de colo que lhe causa extrema ansiedade. Essa criança foi diversas vezes abortada, maltratada ou prejudicada por Deolinda – agora, a Providência Divina determinou um basta – Deolinda receberá esse menino como seu neto. Estará resgatando graves débitos do passado que só mais tarde ela terá conhecimento de toda sua extensão

Um comentário:

  1. dia 04 /07/2011segunda feira a noite meu filho saiu de casa como sempre fazia foi jogar bola com os amigos da igreja sentiu uma forte dor de cabeça e foi socorrido mas chegando no hospital ele foi medicado porem teve uma convulssão dai ficou dopado por medicamentos dai ficou hospitalizado até o dia 06/07/2011 quando fui visitar ele e dai recebi a mais triste e dolorósa noticia que meu filho hávia tido um avc teve mrte celebral foio fim meu mundo caiu meu chão afundou fiquei em choque e essa dor nunca mais saiu do meu peito dói muito parece que tem um espinho enfiado no meu coração não tenho mais animo pra nada tenho mais dois filhos e uma filha mais não me conformei ainda to me consumindo com essa dor meu filho tinha sonhos há ser realizados que foi enterrompidos e ficou pra traz todos os planos que fazia junto com sua amada esposa que ele amava tanto e ai não tive ainda uma resposta por isso que sofro tanto meu sorriso perdeu a alegreia a dor é muito forte não to conseguindo suportar essa dor superar essa perda ta dificil durmo mau o dia pra mim é angustioso deprimido e em fim pra mim acabou falta um pedaço do meu coração um pedaço de mim amo muito meus filhos e meus netos meu marido em fim amo minha familia mas mas essa dor ta tirando a vontade te tudo faço as coisas pra agradar as pessoas que estão do meu lado espero uma resposta aquela que ainda não tive

    ResponderExcluir