terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um alerta inesperado

Nubor Orlando Facure

Esmeralda Cantússio, rica proprietária de terras nas vizinhanças da Argentina, veio visitar uma amiga de infância em São Paulo, Vera Martiniano, que não se veem ha 8 anos.

O primeiro encontro é cheio de afirmações de amizade, fatos que testemunharam juntos e a troca de boas e más notícias que recheiam a vida de todo nós.

Esmeralda está muito bem de vida. A família está envolvida com mil ocupações, espalhando negócios de variadas empresas que movimentam. Mantem empresas de frigorifico, pomares de frutas, fazenda de trigo, beneficiamento de óleo vegetal, tecidos de algodão, exportação de carnes e outras tantas de menor calibre financeiro.

Contratempos não faltam, é claro. A dimensão dos negócios não permite descuido. Nunca é possível estar com todos familiares ao mesmo tempo. Tem sempre um filho no exterior, marido transitando por viagens intermináveis, corre corre para acudir a mãe doente e o irmão que entra e sai de internações para cuidar do alcoolismo.

Compromissos sociais

Na verdade, Esmeralda está em São Paulo para visitar lojas de roupas de marca para abastecer seu guarda roupa. Está com sua agenda de festas lotada e sua apresentação precisa estar sempre ao seu gosto

Dona Vera, ouve atentamente a amiga e assim que tem uma oportunidade historia suas atividades diárias. Cuida da casa atendendo as expectativas do marido, corre atrás das necessidades dos filhos que tem o talento de criarem um problema novo por dia. Mesmo assim, D. Vera é voluntária numa instituição espírita.

Exigências sem limites

Dona Esmeralda, por sua vez, continua falando da necessidade de mais dinheiro por conta da carestia, do desgaste com empregados que nunca atendem corretamente suas exigências, das lojas que nunca tem os modelos de trajes que ela procura. Mesmo que Vera lhe repita palavras de Jesus: buscai primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimo, a conversa não muda de rumo

Uma visita surpresa

Para ser educada, Dona Esmeralda cedeu ao convite de Dona Vera e foi com ela até ao Centro Espírita. Antes da distribuição das cestas básicas e da sopa, as duas assistem uma palestra evangélica e se inscrevem para uma consulta com Dona Aurora a médium da casa.

Notícias da médium

Aurora é médium sonambúlica, atende as pessoas sem qualquer ritual especial. Conversa com os interessados um a um, fazendo sugestões positivas, aliviando angústias, recomendando consultas com um médico e, as vezes, sugerindo uma medicação tipo natural. O mais surpreendente, é que Dona Aurora, as vezes, tem um desdobramento sonambúlico espontâneo, ali mesmo na frente de todos. Nesse dia, está diante de Dona Esmeralda e, usando palavras calmas e bem medidas, alerta nossa irmã de que está em curso uma doença grave que está progredindo em seu abdome.

Nada descreveria os sinais de descrença e medo a revelar todo o pânico de Dona Esmeralda

Duas semanas depois Esmeralda está em Porto Alegre sendo operada de um tumor maligno que invadia o seu rim direito. Pós-operatório, quimioterapia, irradiações e depois de um ano o óbito impiedoso.

Dois anos depois no Centro Espírita com Dona Aurora

Vera está ansiosa até que finalmente Aurora termina a psicografia com a carta de Esmeralda. Faz recomendações aos familiares e descreve todo o martírio depois da descoberta do câncer. Confessa que a maior intervenção que sofreu não foi nos rins, foi na própria Alma. Sentiu diversa vezes o peso do remorso e pode reavaliar seu sistema de valores, aprendendo o que realmente importa e o que devemos desprezar. Sua noção de tempo hoje é outra, sente o quanto perdeu tempo com futilidades e o quanto fez de exigências a certos comportamentos sociais que não tem o menor significado diante das verdadeiras necessidades do Espirito.

Hoje, está matriculada num Instituição onde passa por terapias, esforça-se para ser útil em qualquer serviço ao próximo e busca afoitamente todos os cursos de instrução sobre a nova vida que está desfrutando. Seu propósito agora é progredir espiritualmente e ser abençoada com a oportunidade de uma nova encarnação. Seus orientadores a tranquilizam quanto ao tempo, sugerindo que ela deve aproveitar esse próximo século para se preparar melhor para voltar a Terra com segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário