sexta-feira, 24 de junho de 2011

“Sistema de valores” - quantificando as Emoções
Nubor Orlando Facure


As crianças já nascem com um “sistema de valores” - herança dos primatas que nos antecederam na evolução.
Eles vão se expandindo ao longo da vida
Facilmente elas aprendem a detectar os estados afetivos da mãe
Aprendem, depois, que podem tirar vantagens com a emoção dos outros - descobrem como chantagear a mãe ou seduzir o pai
Percebem que estados afetivos podem se irradiar para o grupo onde vive
(Os animais que agem em bando têm mais chance para sobreviver)
Notam que o olhar e as expressões faciais dos outros, indicam que comportamento esperar deles
Percebem, com o tempo, que a emoção dos outros, muda os estados internos que produzimos em nós mesmos
A raiva no outro perturba todo seu equilíbrio orgânico - seu estômago reage sempre muito mal a esses destemperos
Acumulam experiência notando que cada comportamento nos outros, tem um significado
Gritar, correr, esconder passam a ser sinais de alerta
Saber o que os outros vêem pode nos indicar melhor o que eles sentem
Aprendem o significado de cada gesto, a mensagem de cada olhar, o afeto de cada sorriso e a melodia de cada voz
Descobrem que o estado de humor dos outros é um comunicado social
Mesmo antes de aprender a falar, a criança já aprendeu a linguagem dos gestos, das expressões faciais, do tom de voz e das mudanças corporais que refletem o estado de espírito seu e dos outros
À medida que cresce ela aprende a falar dos seus próprios sentimentos
Interagindo com os outros ela um dia saberá o que é bom e o que é mau, o que deve aceitar e o que deve rejeitar, para quem ela deve revelar suas emoções e o que ela deve esperar de quem se confessa com ela

Lição de casa
Que cuidados ter para criar um filho?
Para criar um filho, as palavras não vão tão longe, se perdem com o vento
São suas posturas, seus gestos, seu olhar, sua voz, são sempre suas emoções que deixarão marcas neles

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