sexta-feira, 22 de julho de 2011

Desencontro na França - Reunindo afeições
Nubor Orlando Facure


A revolução francesa desencadeou intrigas, separações, julgamentos apressados e mortes. Jovina Dalambér e o infante André Vieux estavam prometidos um para o outro. Em julho de 1791, compromissos militares obrigaram nosso infante a se deslocar com seu batalhão para regiões de fronteira.
Inesperadamente, Jovina e sua família foram incluídas, sem motivo justo, na lista de procurados pelas forças do governo. Fugindo do terror, com ajuda de amigos, conseguem passagem num navio que os transporta ao Brasil.
Quando André retorna se aquartelando nas proximidades de Paris, já não encontra mais ninguém na casa dos Dalambér. Nas vizinhanças, ele reconhece Monique, jovem amiga de Jovina que, percebendo o caminho livre para seus projetos amorosos, se apressa a dar a notícia plantando na cabeça de André que Jovina lhe confessava interesse por outro mancebo que vivia em terras distantes, tendo lhe recomendado que evitasse a indiscrição de André tentando procurá-la.
...........................................


Em 1906 numa fazenda do interior de São Paulo um casal, proprietário da Fazenda Capim Dourado, descansa naquela tarde olhando da varanda o sol descendo no céu mansamente. Estavam comentando seus 9 anos de casamento e sem filhos. O que seria daquelas terras sem um herdeiro. Como seria sua velhice sem ter com quem dividir alegrias e preocupações.
Entre os gritos e os piados das aves que buscam o abrigo da noite ressoa o chamado de alguém pedindo ajuda. É pobre mulher que está para dar a luz a uma criança. Quem será ela? De onde terá vindo? Como conseguira chegar até ali?
Não há tempo a perder, a jovem é recolhida dentro de casa, as empregadas correm com ajudas improvisadas e a menina Jovina renasce nos braços de Monique e André, o casal de fazendeiros paulista, reunidos, agora, pela força de antigos compromissos adiados na França.


Lição de casa
Ensina André Luiz: "todos os problemas criados por nós não serão resolvidos senão por nós mesmos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário