segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais da Neurologia Popular
A Memória cria acontecimentos

Nubor Orlando Facure


Meu cunhado vem vindo em minha direção - ele saiu de uma caminhonete, sua roupa é pouco usual, ele está de chapéu - já sei, veio me convidar para pescar

Minha filha chegou de Uberlândia trazendo os netos. Vem com eles o João Vitor, descem do carro super-animados - já sei, vou ter de ir com eles no Hopi Hari

Aprontei-me para ir ao Shopping, meu propósito é ir ao cinema. Minha esposa já me espera de pé na sala, vejo sua pastinha verde de fazer pagamentos. Já sei, a prioridade é ir ao Banco quitar os boletos

Eu estava para sair, lá na cozinha a empregada fala alguma coisa que eu não entendi - parece que me esqueci de alguma coisa. Toca a campainha , escuto um barulho de carro. Já sei, é o eletricista, veio trocar a resistência do chuveiro
***********************

Somos capazes, portanto, de organizar diversos itens de informações espaciais e temporais produzindo um acontecimento novo

Os Neurocientistas já destruíram o Hipocampo de muitos ratinhos para mostrar que é nele que se organizam essas previsões - sem o Hipocampo não seríamos capazes de organizar nem uma simples compra de super-mercado e, trocar de carro o ano que vem, nem pensar
******************************

O vírus Herpes Zoster - o mesmo da varicela - quando atinge o cérebro produz uma Encefalite catastrófica justamente por ocorrerem inflamações nos dois Hipocampos - para esses pacientes ficam algumas lembranças do passado, seu presente é apenas aquele instante que você conversa com ele e o futuro não acumula acontecimentos para ser construído - para ir pescar, para ir ao Banco, para ir ao Shopping ou, amanhã, lembrar de consertar o chuveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário