domingo, 22 de agosto de 2010

Quando somos racionais ?

Nubor Orlando Facure


A racionalidade deixa de funcionar quando agimos sob o domínio de dois “agentes” disfarçadamente “cegos” - nossas crenças e nossas emoções. Na mitologia grega eles estão representados pela “loucura” e o “amor“.
Nem sempre acertamos e freqüentemente nos prejudicamos quando nossa mente opta pelas seguintes afirmações (frutos de pura crendice irracional):
“Acredito que assim vai dar certo”
“Se depender de mim eu farei como você quer”
“Se fosse comigo eu faria diferente”
“Esse preço até eu posso pagar”
“Eu mudo isso na hora que eu quiser”
“Eu sei que ela gosta de mim”
“Dou minha vida por essa mulher”
“O que eu tiver de falar eu falo - seja quem para quem for”
“Essa dívida eu tiro de letra”
Os verbos acreditar, depender, poder, mudar, querer, gostar, doar, falar, tirar, tem muito pouco de racionalidade.
Toda a Filosofia já se ocupou da razão e da emoção, agora, as ciências neurológicas estão nos alertando para o poder das nossas “crenças” determinando o caminho quando temos de tomar decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário