sábado, 21 de agosto de 2010

O Ser Humano é racional ?
Nubor Orlando Facure



Essa pergunta foi feita e respondida pelos filósofos da antiguidade. Hoje é a Neurologia quem volta a estudá-la analisando os mecanismos que permitem ao Ser Humano tomar decisões, fazer suas escolhas.
Somos ao mesmo tempo Razão e Emoção, assim como irracionalidade e desatino - mas, o que realmente faz o Homem ser racional? - é a capacidade dele ser susceptível à persuasão da lógica, ou seja, de uma argumentação justificável.
A racionalidade pode ser herdada ou adquirida pelo aprendizado - os que nos orientam desde a infância nos ensinam a agir racionalmente.
Uma das dificuldades em se agir racionalmente decorre dos equívocos das nossas percepções. Posso crer que é fácil passar no vestibular, que tenho dinheiro para trocar de carro todo ano, que pedir um aumento não vai me custar o emprego, que chegar tarde não compromete meu casamento. Agindo a partir dessas percepções equivocadas estarei comprometido com total irracionalidade.
Qualquer um sabe que nossa percepção nos engana freqüentemente. Por outro lado, nossa razão nos assegura com mais confiança sobre o que é real e o que é imaginário o que é certo e o que é errado e, principalmente se estou agindo corretamente - e se vou conseguir o que quero agindo dessa ou daquela maneira. Sabemos também, que tanto a percepção quanto a razão falham nos que se apaixonam, ou quando a emoção prevalece - sei que vou ser feliz nesse segundo casamento; mudando de emprego fico livre desses aborrecimentos; investi tudo na bolsa para ficar rico mais rápido; essa viajem me fará bem; prefiro receber minhas férias em dinheiro.
Para nossa meditação podemos perguntar: como crer e agir racionalmente?
A Fé raciocinada - Toda crença será submetida ao crivo da razão
A Ação ajuizada - agir sem prejudicar ao próximo, à natureza, à si mesmo
A Finalidade justa - agir para construir um mundo melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário