domingo, 24 de maio de 2015

Biologia do Comportamento

Biologia do Comportamento
Nubor Orlando Facure

A consciência e o livre arbítrio são conquistas do espírito humano.
Elas nos permitem ter a liberdade de executar múltiplas tarefas:
Por em pratica nossos projetos
Realizar nossos desejos
Cumprir nossas promessas
Escolher nossos amigos
Decidir fazer ou não fazer
Assumir ou rejeitar um compromisso
Aprovar ou condenar uma decisão qualquer
Sacrificar os nossos interesses pessoais
Levar vantagem onde todos perdem
Ser herói ou bandido nos cenários da vida.
Em vista disso, nossa autoconfiança e talvez nossa presunção costumam crescer tanto que todos nós acabamos convencidos que sou eu quem faço as minhas escolhas, eu faço os meus projetos e eu cumpro todos os papéis que a vida me reserva.
As coisas não são tão simples assim. Nos mares revoltos da existência, todos estamos sujeitos ao vai e vem das ondas que nos surpreendem e da fragilidade do barco que nos apóia.
É apenas aparente a ideia de que estamos no domínio das nossas decisões, somos conduzidos por circunstâncias inesperadas e interferências sutis de todos que nos cercam
Vamos pensar um pouco:

No circo da vida, quais tem sido os tirantes que nos amarram, quais tem sidos os mecanismos que iluminam o cenário e quem são os parceiros que atuam no picadeiro para que possamos desempenhar o papel do nosso espetáculo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário