sábado, 3 de maio de 2014

O Livre-arbítrio

O Livre-arbítrio


Nubor Orlando Facure
A Consciência e o Livre-arbítrio são as mais nobres conquistas do Espírito Humano
Elas nos permitem escolher e agir nos seguintes contextos:


Por em prática nossos projetos

Realizar nossos desejos

Cumprir nossas promessas

Decidir fazer ou não fazer ao nosso bel prazer
Assumir ou rejeitar um compromisso
Aprovar ou condenar uma atitude qualquer

Sacrificar até mesmo nossos interesses pessoais

Levar vantagem onde todos perdem
Ser herói ou bandido nos cenários da Vida

Em vista disso, nossa autoconfiança e talvez nossa costumeira presunção costumam crescer tanto que, todos nós acabamos convencidos de que sou Eu quem faço as minhas escolhas, Eu faço os meus projetos e Eu quem decido cumprir esse ou aquele papel que a Vida minha me reserva.

Doce ilusão e amargo desencanto, as coisas não são tão simples assim como parecem. Nos mares revoltos da existência, todos estamos sujeitos ao vai e vem das ondas que nos surpreendem e da fragilidade do barco que nos apoia.

" Vamos pensar um pouco":

Analisem comigo - no circo da Vida, quais tem sido os tirantes que nos prendem, os mecanismos que nos dirigem e os parceiros que concorrem conosco no picadeiro dos dramas que vivemos, enquanto desempenhamos os papéis do nosso espetáculo?

Lições de casa;
Ele ensinou que somos livres para agir mas, escravos das consequências



4 comentários:

  1. E eu me pergunto como saber a quê me propus antes de vir, portanto como saber se sigo o caminho certo? Como saber se o aparecimento de dificuldades são sinais de que devemos mudar de rumo ou se são acontecimentos que deves superar e

    ResponderExcluir
  2. que devemos superar e persistir com perseveranças na escolha que acreditamos ser a melhor? Como relacionar-se sem anular-se, mas sem ser egoísta?

    ResponderExcluir
  3. Estou certa em afirmar que minha geracao tem mais liberdade de escolher o proprio futuro e as proprias acoes presentes, e ainda que isso é o que nos faz ter dificuldades que nossos pais e avós não tiveram?
    Como lidar com a nossa realidade ue se mostra cada vez mais distante do que a mídia de entretenimento

    ResponderExcluir
  4. passa para nós?
    Enfim, se contentar com o ritmo da vida que para os mais jovens parece ser mais lento do que desejamos.
    E a sexualidade... Que coisa difícil, "já tenho 23 anos e parece que lido com isso como uma adolescente de 13 anos"!!! JÁ tenho 23? Não! Tenho APENAS 23 anos, e penso ser bastante já, espero ser madura, espero levar a vida numa boa, sem se desgastar tanto. Ilusão, né?

    ResponderExcluir