quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Viciados e fissurados numa paixão"
"Adição Comportamental"
Nubor Orlando Facure


Dois adolescentes tremendamente apaixonados marcam mais um encontro às escondidas. São muitas as dificuldades: moram distantes um do outro, os pais não aprovam, o dinheiro é curto e os outros compromissos exigem pressa.
Mesmo assim os dois compartilham com cumplicidade a todo esse conflito que lhes atinge o corpo e a Alma:
É impossível resistir à energia que os impele a esses encontros. Uma grande sensação de tensão toma conta deles bem antes de se verem. Porém, o prazer e o alívio que a troca de carinho proporciona a cada um compensa todo o sofrimento anterior. Sentem-se dominados e totalmente fora de controle, esquecem de tudo e não vêem o tempo correr exigindo a separação - chegam a correr perigo de serem surpreendidos. No final do encontro, cada um segue para outros compromissos preocupados com a intensidade desse apego - até onde isso os vai levar?
Estão exigindo cada vez mais estarem juntos um do outro e fazem de tudo para espicharem a duração desse momento. Já ocorreram pequenos atritos, já tentaram mais de uma vez a separação, fizeram promessas, se ofenderam, se perdoaram a seguir. Percebem que as estratégias de despistamento de cada novo encontro lhes consome mais tempo e preparação. Sua rotina sofreu mudanças, seus compromissos sociais foram reduzidos, encontros em família estão sendo adiados.
Tudo é feito com pressa, inclusive a alimentação - seu estado físico e psicológico está se comprometendo. Faltas no serviço e despesas extras estão agravando sua situação financeira. Decorridos dois meses já é impossível viverem um sem o outro. Qualquer impedimento desencadeia intensa irritabilidade.
A lição do dia:
A noção de dependência é muito conhecida quando falamos do abuso de certas substâncias como o álcool, a nicotina, a cocaína, a maconha e a heroína entre outras. Agora, estamos percebendo que certas “atitudes comportamentais” têm o mesmo repertório que o abuso de drogas. São os casos de "adição comportamental" observados em certos prazeres naturais como:
Comer chocolate,
Fazer compras no Shopping,
Sexo,
Dependência por jogos,
Esportes
Trabalho
Internet
E as relações amorosas como as que descrevi nos adolescentes acima.
O título que usei no inicio do texto pode ser mudado de paixão para qualquer uma das outras opções: droga, comida, sexo, jogo, gastos supérfluos, esporte, trabalho, Internet.
Em todas essas situações são muito semelhantes a química e os “circuitos neurológicos” envolvidos - Principalmente o Núcleo Accubens – “centro do prazer” e suas projeções inundando o cérebro de Dopamina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário