Doença de Alzheimer
Escala de avaliação de atividades da vida diária.
Esta escala contem atividades habituais divididas em 17 categorias.
Caso exista dificuldade a distúrbios não cognitivos como alterações motoras ou sensórias, anote este fato como observação no fim do teste. Considere a capacidade de executar a atividade, mesmo que não a execute efetivamente.
Tarefas domésticas.
0- Normal. É capaz de executar bem tarefas como fazer compras, arrumar quarto e cozinha.
1- Executa estes tipos de tarefas se houver alguma orientação.
2- Executa algumas tarefas sob orientação constante.
3- Incapaz de realizar tarefas domésticas.
Atividade profissional.
0- Normal. Continua a trabalhar sem problemas.
1- Apresenta alguns pequenos problemas.
2- Trabalha em funções mais fáceis.
3- Não trabalha mais.
Manuseio de dinheiro
0- Normal. Compreende bem o valor do dinheiro; capaz de usar cheque (se estava habituado).
1- Confunde-se um pouco mas ainda paga contas e é responsável pelo seu dinheiro.
2- Manuseia pequenas somas de dinheiro mas comete erros freqüentes.
3- Incapaz de manusear dinheiro.
Uso do telefone.
0- Normal.
1- Faz ligações para alguns números conhecidos.
2- Apenas responde às chamadas.
3- Não usa o telefone de forma alguma.
Consertos domésticos.
0- Normal. Executa todos os consertos costumeiros.
1- Executa pelo menos metade dos consertos costumeiros.
2- Ocasionalmente, executa pequenos consertos.
3- Não executa mais quaisquer consertos.
Uso de eletrodomésticos.
0- Normal. É capaz de utilizar eletrodomésticos corretamente.
1- Comete erros eventualmente.
2- Comete muitos erros mas ainda utiliza eletrodomésticos.
3- Incapaz de utilizar eletrodomésticos.
Entretenimento.
0- Normal. Acompanha fatos correntes (atualidades), lê e assiste TV, capaz de participar de jogos.
1- Acompanha parcialmente atualidades, confunde-se um pouco com o enredo de novelas e filmes, capaz de participar de jogos simples.
2- Assiste TV mas compreende pouco, não acompanha atualidades.
3- Não é capaz de assistir TV ou de interessar por atualidades.
Orientação espacial.
0- Normal. Orienta-se até por caminhos desconhecidos, capaz de utilizar mapa ou informações para atingir seu objetivo.
1- Orienta-se apenas em caminhos conhecidos.
2- Perde-se na vizinhança.
3- Desorientado dentro da própria casa (por exemplo :- vai à cozinha quando quer ir ao banheiro).
Orientação interpessoal.
0- Normal. Identifica corretamente pessoas e suas funções.
1- Comete alguns erros de identificação.
2- Confunde freqüentemente parentes distantes ou pessoas conhecidas.
3- Não identifica corretamente familiares próximos.
Relacionamento familiar.
0- Normal.
1- Menos tolerante; menos interessado ou excessivamente preocupado.
2- Quase não participa da vida familiar.
3- Não reconhece perfeitamente os familiares.
Relacionamento com os amigos.
0- Encontra-se com os amigos normalmente.
1- Encontra-se com os amigos com menor freqüência.
2- Aceita visitas, mas não procura companhia.
3- Recusa-se a manter relacionamento social, insulta os visitantes ou não os reconhece.
Ingestão de comprimidos ou remédios.
0- Normal. Lembra-se de tomar a dose sem precisar de ajuda.
1- Lembra-se de tomar a dose caso ela seja mantida em lugar especifico.
2- Precisa de lembretes verbais ou escritos.
3- É preciso que outras pessoas lhe dêem os remédios.
Interesse na aparência pessoal.
0- Usual.
1- Interessa-se no caso de sair, mas não se interessa se for ficar em casa.
2- Deixa-se arrumar ou permite que o arrume apenas quando assim solicitado.
3- Resiste às tentativas do acompanhante para asseá-lo e arrumá-lo.
Higiene pessoal.
0- Normal., sem necessidade de supervisão.
1- Necessita supervisão, mas vai ao banheiro e toma banho sem auxilio.
2- Necessita ajuda e orientação para os cuidados.
3- totalmente dependente.
Hábitos alimentares.
0- Normal. Alimenta-se corretamente, com utensílios apropriados.
1- Alimenta-se só com colher, sem higiene.
2- Capaz de comer apenas sólidos, (pão, biscoitos).
3- Necessita ser alimentado.
Capacidade de vestir-se.
0- Normal.
1- Às vezes abotoa erradamente.
3- Não se veste sozinho.
Controle esfincteriano.
0- Normal.
1- Enurese noturna ocasional.
2- Enurese noturna freqüente.
3- Incontinência.
Observações :-
Escreva aqui algumas considerações importantes.
ESTÁGIOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER
AVALIAÇÃO
Estágio 1
Nenhuma deterioração funcional objetiva ou subjetiva
- habilidades ocupacionais, sociais e outras preservadas.
Diagnóstico Função cognitiva normal
Prognóstico Excelente
Estágio 2
Deterioração funcional --subjetiva sem comprometimento no desempenho das atividades sociais e ocupacionais
-esquecimento de nomes e locais
-esquecimento de localização de objetos
-diminuição da capacidade para guardar compromissos
Obs -Esses decréscimos, geralmente, não são notados por pessoas próximas e não há comprometimento das atividades sociais e ocupacionais.
Os sintomas subjetivos, comuns à idade, podem estar associados a desordens afetivas e ansiedades.
Diagnóstico- Funcionamento cognitivo compátivel com o desenvolvimento normal da idade.
Prognóstico- Excelente
Estágio 3
Deterioração funcional objetiva comprometendo tarefas ocupacionais e sociais complexas
- intensificação da perda de memória
- comprometimento das atividades psicomotoras
- diminuição das atividades sociais e ocupacionais ( evitar ansiedade e situações embaraçosas )
- sem dificuldades nas tarefas de rotina, embora haja alteração sutil do estilo de vida
Diagnóstico- Funções cognitivas ainda compatíveis com níveis de normalidade onde predominam quadros de ansiedade.
Prognóstico- Bom, durante 3 a 4 anos de evolução
Deterioração cognitiva em mais de 80% dos casos.
Estágio 4
Deficiência no desempenho das tarefas complexas de vida diária
- discalculia
- dificuldade em planejar e executar tarefas
- com familiares ainda funcionam independentes
- sem familiares pode haver funcionamento comprometido, impossibilidades relacionadas à sua rotina
- dificuldade para planejar e executar compras
Diagnóstico- Funcionamento cognitivo prejudicado
Prognóstico- 72% ---> piora, podendo evoluir para a morte
28% ---> estáveis por 3 a 4 anos
Estágio 5
Desempenho deficiente em tarefas básicas de vida diária como escolher suas próprias roupas.
Deficit patognomônico deste estágio
- passa a ser dependente de familiares
- necessita de auxílio em afazeres e escolha de roupas
- se esquece do banho. Faz quando lembrado
- dificuldade para dirigir, cometendo erros primários
- ainda há julgamento crítico embora prejudicado
- distúrbios afetivos como :- choro fácil, ansiedade, alterações no sono
Diagnóstico- Função cognitiva prejudicada ( moderada )
Prognóstico- Ruim, deterioração superior em 3 a 4 anos.
Estágio 6
Dispraxia para vestir-se e banhar-se
5 substágios
6a- dispraxia para vestir-se. Dificuldades para amarrar e colocar sapatos. Dificuldade ou escolha inadequada da roupa
6b- não consegue banhar-se sòzinho
não lava-se ou seca-se completamente
6c- decréscimo na habilidade para desempenhar mecanicamente a independência e limpeza higiênica
ocasionalmente incontinência urinária
6d- incontinência urinária
6e- incontinência fecal
Diagnóstico- Funcionamento cognitivo moderadamente severo
Prognóstico- Hospitalização frequente, morte em aproximadamente 4 anos
Obs:- agitação psicomotora
sintomas psicóticos com alucinações visuais e auditivas
Estágio 7
Perda da linguagem, locomoção e consciência
6 subestágios
7a- vocabulário limitado
7b- vocabulário limitado a palavras únicas, sim, não, ok, em qualquer circunstância,passa a ser ininteligível
7c- perda da capacidade de andar ( por deterioração cognitiva )
7d- perda da capacidade de sentar
7e- - perda da capacidade de sorrir
- não há reconhecimento de pessoas, familiares ou objetos
- reflexo de Grasp preservado
- reação de alerta presente
7f- - perda da habilidade para erguer a cabeça
- necessidade de SNG para alimentação
- emissão de ruídos sem relação com estímulos externos
Prognóstico - Ruim
quinta-feira, 12 de março de 2009
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