terça-feira, 18 de março de 2014

Doenças Espirituais

Doenças espirituais
Nubor Orlando Facure

Quando se fala em Doenças psíquicas, Doenças mentais, Doenças da Alma estamos usando  uma terminologia para tipificar modelos mais simples ou mais complexos de Doenças espirituais.
O senso comum, próprio da sabedoria popular,  identifica como uma doença psíquica nossos medos, nossas aversões e nossa ansiedade. O doente mental é o esquizofrênico, o bipolar e o demente, as doenças da Alma são nossos remorsos, nossas culpas imperdoáveis.
Qual é o agente da doença espiritual?
É o pensamento
Qualquer especialista sabe o quanto é martirizante o pensamento repetitivo do transtorno obsessivo compulsivo. Pessoas que se torturam por anos seguidos com a mesma ideia que lhe vem a mente. Tenho paciente que repete em seus pensamentos uma sequência de 6 músicas sempre na mesma ordem.
Nas doenças espirituais o que se produz são ideias fixas e pensamentos negativos que implantam “miasmas” fluídicos a nossa volta. Manter aquela ideação perturbadora contra o parente indesejável, a maledicência dirigida aos colegas do trabalho, a inveja contra os bens sucedidos, a ociosidade e a reclamação diante de trabalho que nos cumpri fazer, o ódio gratuito diante de nossos revezes na vida, as punições descabidas para o filhos inexperientes.
O quadro cínico explode fácil depois desse descontrole do pensamento:
As dores inexplicáveis em que os exames médicos não registram qualquer anomalia física, a fadiga sem qualquer esforço, a indisposição orgânica diante de alimentos apetitosos, a insônia rebelde que nos projeta cansados na madrugada, a perda da concentração nas leituras, a incapacidade da memória para reter os menores recados
Lição de casa:

Criamos em torno de nós uma “psicosfera” doentia quando nosso pensamento vibra em desequilíbrio com a paz, o trabalho e o amor ao próximo.  

Um comentário:

  1. Prezado Dr. Nubor.
    Seu texto tem relevante importância para reflexão a respeito sobre nossos "conflitos pessoais".
    Aproveito para convidá-lo a visitar meu "blog" que, por sua inspiração iniciei (www.williamamarajr.blogspot.com).
    Espero que envie suas notáveis observações com a finalidade de aprimorar os assuntos.
    Obrigado.
    William Amaral

    ResponderExcluir