quinta-feira, 7 de junho de 2012

Curiosidades sobre o cérebro


Curiosidades sobre o cérebro
Nubor Orlando Facure


O cenário do que estamos vendo permanece sempre centrado na mente.
Vamos exemplificar:
Estou assentado na mesa de jantar aqui em minha casa. Vejo nas paredes várias telas pintadas pela minha esposa. Faço uma experiência muito simples: movimento a cabeça para um lado e para o outro, os meus olhos por onde entram as imagens vão juntos, é claro, para um lado e para o outro, mas, as telas da parede não se movem comigo, permanecem sempre no mesmíssimo lugar onde estavam
Estou andando pelo shopping, varias pessoa vem em minha direção. Novamente repito a experiência: movimento a cabeça para um lado e para outro levando os olhos, mas a imagem das pessoas não, vem do mesmo jeito em minha direção.
Agora, estou na rua e percebo que passa meu ônibus. Saio correndo atrás dele, minha cabeça sacoleja para baixo e para cima, mas, ainda bem que o ônibus não sobe nem desce, ele permanece na mesma linha reta na direção que estava
Podemos concluir que qualquer que seja movimento que fazemos com a cabeça,  as imagens que vemos permanece ego centradas (nome inventado) por isso, disse que a imagem fica centrada na mente, onde processamos nossa imagens
Podemos repetir as 3 experiências com nossa filmadora ou com a maquina fotográfica e veremos que os movimentos da lente das maquinas levarão consigo as imagens que registram, distorcendo e chacoalhando o cenário
Esse milagre feito pelo cérebro se deve ao controle que nosso sistema vestibular exerce sobre a visão. Ele é responsável pela nossa noção de equilíbrio e estabilidade no espaço

Um comentário:

  1. Ola Dr. Nubor

    Interessante post. Agora, já existem alguns binóculos que tem estabilizadores de imagem. Eles usam sistemas giroscópicos que detectam o movimento das mãos compensando a oscilação da imagem (é como se o movimento ficasse 'congelado'). Mas, obviamente, isso é novidade que a Natureza parece ter inventado faz tempo, pois os mamíferos faz tempo já tem...

    Abração,
    Ademir Xavier
    eradoespirito.blogspot.com

    ResponderExcluir