sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O desenvolvimento da criança

Nubor Orlando Facure

O psiquismo

A criança usa seus primeiros movimentos como “instrumento” privilegiado de comunicação do seu psiquismo

As reações de satisfação ou desconforto são traduzidas por agitação no corpo todo

As trocas de caricias e mímicas com a mãe, despertam alegria e contentamentos, tristeza e dor, construindo o cabedal emocional da criança

Através da mãe ela vai descobrindo que existe o outro e o ambiente onde estão atuando - as duas, depois de um tempo, já não serão mais a mesma pessoa

Linguagem não verbal

Através de gestos, de atitudes e de demonstrações de afeto, a criança estabelece um código de comunicação pré- lingüístico

Ela aponta o que quer, chama, se despede e cativa usando a mão

Quem é e o que é isso?

Ao entrosar o movimento das mãos com uma resposta sensitiva, a criança começa a construir as primeiras representações mentais permanentes: o que é um passarinho, uma bola, ou um brinquedo por exemplo.

A criança descobre que, onde ela toca pode ocorrer dor - adquire, assim, uma experiência

Ao pegar nos objetos, passa a perceber seu peso, sua aspereza, seu calor

E, quando é proposto: vamos ver o gatinho? Ela já sabe o que é e se dirigi para onde se encontra o gato

Aquisição cultural

O movimento gera o psiquismo - o adulto vai impondo um significado a cada gesto que a criança executa. Esse significado é tipicamente cultural: um movimento de mão ou de dedos poderá ter significados diferentes entre povos diferentes

O corpo gera e emoção

O gesto comunica emoção. São expressões dirigidas aos outros e aos objetos


Conclusão:

A nossa mente nunca é totalmente livre, parte dela é feita pelos outros

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