quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como construir a nossa própria experiência?

Nubor Orlando Facure

Primeiro vamos adotar uma teoria para sabermos como se constrói a experiência:

Passamos por 3 fases:

Reunimos as informações sensoriais que nos atingem especialmente as visuais e auditivas

Analisamos a ocorrência de um possível comportamento "padrão"

Criamos as representações visuais ou auditivas complexas pertinentes ao quadro detectado

Vamos aos fatos:

Comparando experiências:

Um grupo de cavalos está correndo solto no campo e outro grupo numa corrida de cavalos no Jockey Club

No Jockey eu consigo detectar uma sistemática repetitiva dos cavalos na saída de cada páreo - coisa que não acontece com os cavalos correndo pelas campinas - no Jockey existe, portanto, um “padrão“ de comportamento da saída até a chegada

Os resultados:

Aprendi a identificar um ”padrão de comportamento” na atuação dos cavalos no Jockey Club

Além disso, quando acrescentei emoção, acompanhando o desenrolar de cada páreo, me tornei um torcedor de corridas de cavalo e depois, um "expert" ganhando dinheiro nos páreos mais nobres

Adquiri, assim, uma experiência de vida

Nossa experiência e os outros

É importante a integração com os outros na aquisição de experiências

A minha vida foi preenchida por conhecimentos que aprendi com os outros - meus pais, meus familiares e meus professores – eles foram fundamentais para construir minha experiência

Meu processo de integração com eles dependia do meu estado de espírito, minha disposição para aprender

Os ganhos que tive resultaram de um processo reflexivo que fiz sobre seus comportamentos - os bons exemplos deles sempre fixaram alguma coisa de bom em mim

A atenção e o carinho com que me educavam produziam um bem estar emocional que era decisivo para meu crescimento pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário