quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Construindo um destino

Nubor Orlando Facure

Família Gerb

Descendente de alemães e agricultor no Paraná, o Sr. Leopoldo Gerb tem um sonho. Espera que um dos seus filhos consiga superar essa vida dura do campo e “se formar para médico”. A plantação, o gado de leite e a criação de porcos obriga ele, a esposa e 4 filhos levantarem de manhazinha, correr com a lida o dia inteiro, só tendo algum alívio no descanso da noite ou nas manhã de domingo quando todos vão à Igreja.

O velho Sr. Kupp, pai de Leopoldo, quase não sai mais da cama. A gota lhe inchou os calcanhares e o cotovelo; o diabetes está difícil de controlar e a pressão não abaixa. Desde que veio da Alemanha sofre um problema crônico da coluna.

Na Faculdade

Ralph, o caçula dos Gerbs, concretiza o sonho da família conseguindo o diploma de médico na faculdade de Curitiba.

Logo em seguida se associa a um grupo de colegas e montam sofisticada clínica para todo tipo de cirurgia

A partir daí a personalidade de Ralph tem campo para se revelar. Ele agora é autoritário, exige disciplina rigorosa dos funcionários, cobra impiedosamente os clientes, exigindo preços altos nos menores procedimentos. Acumula dinheiro cada vez mais. Está sempre em viagens para congressos médicos e alega falta de tempo quando alguém lhe sugere ir visitar o velho avô e os pais na antiga propriedade rural da família. As mãos sujas dos irmãos e a falta de conforto na casa dos pais agora lhes incomodam muito.

Revendo compromissos

Um acidente de avião precipita o desencarne de Ralph. Homem sem religião e sem tempo para pensar na vida após a morte é surpreendido pelos dramas de consciência que o afligiram por quase uma década nas paisagens do umbral. Ali, ele não sabe de onde viam as vozes que o acusavam. Como é possível a essa gente estranha saber tantos detalhes da sua vida. Com que direito o acusam de explorar a miséria alheia e abandonar doentes que lhe recusaram o pagamento que exigia.

Novos rumo

Internado numa colônia nas vizinhanças da região sombria onde curtia seu sofrimento moral, Ralph inicia um tratamento psicológico que inclui a revisão dos seus compromissos cármicos. Numa vida anterior ele fora militar severo, exigente e violento, mas, atendendo a apelos de familiares ele foi trazido para o seio da família Gerb com o compromisso de usar a medicina para recompor vidas que tinha destruído na guerra. É por isso que vimos Ralph tendo a abençoada oportunidade de ser médico pela Faculdade de Curitiba

Não é fácil a nenhum Espirito cumprir as promessa assinadas na espiritualidade e vencer suas velhas tendências acumuladas em muitas encarnações. Frequentemente agravamos nossos débitos, descumprimos nossos planos de melhoria e adiamos mais uma vez nossa ascensão

O resgate

Por permissão da Misericórdia Divina, Ralph tem mais uma vez a chance de superar suas fraquezas espirituais.

Renasceu num bairro periférico de Londrina e aos três anos sofreu um choque alérgico na aplicação de uma vacina. Hoje, com sequelas neurológicas graves ele não consegue falar nem andar. Sua mãe o arrasta num carrinho pedindo esmola na rua. É curioso notar que todos que dele se aproximam se admiram ao ver um rosto tão lindo e um olhar tão penetrante – que segredos estão imersos nessa Alma infantil

Lição de casa

A corrida ao dinheiro e às coisas materiais nos escraviza ao mundo. Não ha como servir a dois senhores, por isso Jesus nos propõe que antes de vir ter a Ele, que nos desfaçamos dos nossos apegos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário