domingo, 25 de abril de 2010

A Inteligência que o Tempo corrói

Nubor Orlando Facure

O que é Inteligência?
“É uma capacidade mental muito geral que, entre outras coisas, implica na habilidade para raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de maneira abstrata, e aprender da experiência. Não deve ser considerado um mero conhecimento enciclopédico, uma habilidade acadêmica particular ou uma destreza para resolver um teste. Entretanto, reflete uma capacidade mais ampla e profunda para compreender o ambiente - perceber, dar sentido às coisas, ou imaginar o que deve ser feito”

Tipos de Inteligência
Na literatura leiga e especializada a Inteligência é melhor compreendida quando tentamos identificar os seus tipos - Lógica, matemática, espacial, emocional, musical - para mim essa classificação está, na verdade, se referindo a talentos.
Neurologicamente é mais fácil reconhecermos uma Inteligência Geral - ligada diretamente a nossa sobrevivência e a inteligência Específica - que se referem a talentos especiais.

O Fator G
Refere-se a nossa Inteligência geral que está envolvida em tarefas simples e complexas do nosso cotidiano, como, por exemplo:
Destreza manual - colocar pontos dentro de uma série de triângulos desenhados numa folha de papel
Fluência verbal - nomear animais que começam com a letra M, dar os sinônimos de uma lista de palavras
Correlaciona-se com o rendimento escolar, com o desempenho profissional/ocupacional, os interesses vocacionais, o conhecimento de eventos cotidianos, a cultura geral acumulada com a experiência.
Deteriora-se nas doenças neuropsiquiátricas - como ocorre no Alzheimer e na Esquizofrenia

Anatomia da Inteligência
Os lobos Frontais são os mais diretamente envolvidos com a nossa atividade intelectual. Entretanto, demonstra-se que as áreas cerebrais relacionadas à Inteligência parecem estar distribuídas em todo o cérebro.

O desenvolver da Inteligência
Da criança ao adulto a Inteligência, representada pelas nossas diferentes capacidades cognitivas, evolui de modo distinto durante todo o ciclo vital - esse desenvolvimento não é uniforme e sua anatomia vai mudando com o passar do tempo


Homens e mulheres são igualmente inteligentes
Ambos tem a mesma performance nos testes neuropsicológicos. O que difere são as áreas cerebrais mobilizadas por um e por outro e as estratégias que utilizam.
Sempre é bom lembrar que ao se comparar a Inteligência de um homem e uma mulher é preciso saber que tipo de problema estamos propondo resolver. Elas decidem melhor que restaurante vamos jantar, que cor terá as paredes da sala, qual a marca da geladeira, que escola matricular os meninos e até mesmo o quanto devemos dar de gorjeta.


A Inteligência e o Tempo
Alguns aspectos da Inteligência não se modificam com o passar do Tempo - É a Inteligência Cristalizada - cujos componentes são:
As habilidades verbais
A informação sobre o uso da Linguagem
As habilidades Sociais
O envelhecimento corrói a Inteligência fluida - cujas habilidades são:
A velocidade de decisão
A eficiência da memória de trabalho
O desempenho em testes de Inteligência geral


O capital intelectual
Nosso capital mental é representado pelas habilidades cognitivas, a flexibilidade na aprendizagem e a resiliência frente aos estresses



O capital do bem-estar mental
O bem-estar mental relaciona-se a nossa capacidade de nos engajar de maneira positiva e produtiva na comunidade e desenvolvermos estratégias para desenvolver nossos potencial

6 comentários:

  1. Olá Dr. Nubor

    Excelente matéria!!!
    Sou Adilson Costa, Dir. do Depto de Orientação Doutrinária da USE (União das Sociedades Espíritas) de Sorocaba, e gostaria, se possível, de obter seu email para agendarmos uma palestra sua em Sorocaba, para o mês de Setembro.
    Tentei entrar em contato com você por outros meios, mas não consegui, e por isso estou utilizando esse mecanismo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Proferror
    Pode indicar-me trabalhos seus que explicitem o seguinte: pode o cérebro humano saber com antecedência o que a vontade de um indivíduo pretende fazer?
    Melhores cumprimentos
    manuelbento
    bentosis@sapo.pt

    ResponderExcluir
  3. Desculpe errei na palavra professor
    manuelbento
    bentosis@sapo.pt

    ResponderExcluir
  4. Sr Manuel,
    Vc pode ler o que postei nesse meu Blog no dia 16 de fevereiro de 2010
    Creio que alí vc encontra esclarecimentos do que precisas
    Escreví um artigo sobre "Biologia do Comportamento"
    Creio estar na Internet
    Nubor Facure

    ResponderExcluir
  5. Bom dia / tarde
    Eu sou consultor financeiro independente. Tenho em minha posse da carteira de investidores privados; que desejam investir seu capital em

    projetos de negócios rentáveis qualquer que seja o campo.
    A oferta também se estende a pessoas que procuram empréstimo reembolsável à taxa de juros atraente Se a minha oferta lhe interessa,

    obrigado a contactar-me para mais detalhes.
    Email: jeanlaurent371@gmail.com
    sinceramente

    ResponderExcluir