sábado, 21 de novembro de 2009

O Cérebro e seus “esquemas”
Nubor Orlando Facure
1 – O esquema das recordações
Recordações – como fazemos o resgate?
Domingo nossa família sai para almoçarmos juntos – quase sempre no mesmo restaurante do Shopping, somos conservadores e pouco exigentes no paladar.
O que nos fica dessas lembranças, como recordar desses encontros?
Tanto para um episódio de nossas vidas como para uma história que nos contam, nossa mente cria um “script” e uma “moldura”. O script é o roteiro, contem informações sobre a seqüência habitual dos eventos. Lida com o conhecimento prévio que temos sobre esses eventos e as conseqüências desses eventos – é a data do encontro, o nome do restaurante que já nos é familiar e as pessoas presentes. A moldura é preenchida por aspectos do mundo – o prédio do Shopping, o salão do Restaurante, seu piso, a mesa onde estão os pratos.
O que fica desses encontros? A mente é estruturada para guardar tudo que sou, tudo que vi, tudo que fiz e tudo que vivi intensamente.

2 - Esquemas da Mente
O Mundo precisa se visto dentro de um sistema organizado. Seus elementos precisam ser reconhecidos dentro de categorias específicas que reconhecemos pelas suas qualidades:
Vegetais, animais, seres humanos, amigos e parentes, comida saborosa, ambiente perigoso, lugar longe, pedra valiosa, roupa bonita etc.
Fora disso é confusão e loucura. Não posso “misturar estação” – quando falo amigo o louco entende inimigo quando ofereço água ele foge ou agride.

3 – Os esquemas da memória
A memória é uma coleção de esquemas. Na verdade um arquivo de “telas mentais” com script e molduras. Quando digitamos a tecla do “expandir” a tela memorizada adquire a dinâmica das recordações.

4 – Esquemas da Linguagem
Há diferenças individuais nos processos usados na compreensão da linguagem
A – Memória de trabalho – é um sistema usado no armazenamento e no processamento de informações.
B – Span (alcance) de leitura – é a capacidade de reter a última palavra de uma sentença
C – Span de operações matemáticas
D – Capacidade sintática e semântica
E – Atenção mais eficiente
F – Capacidade de suprimir informações indesejáveis ou irrelevantes


5 – Os esquemas das Lembranças
Invente uma história sobre uma casa – onde ela fica; quem mora lá; o número de funcionários que lá trabalham; seus cômodos; seu possível valor de venda; quando ela foi construída.
Conte essa história para um assaltante e depois para um possível comprador. Cada um constrói mentalmente uma simulação perceptual das situações descritas em cada sentença e suas lembranças vão corresponder a essa simulação.

6 – Os esquemas da comunicação
Lidamos com algumas propriedades da linguagem para nos comunicar – isso é tão rotineiro que nem nos damos conta do processo que utilizamos na comunicação – usamos metáforas; linguagem figurada; ambigüidades e inferências. Vamos a alguns exemplos:
Metáforas – “meu emprego é uma prisão”; “David abotoou o paletó”; “a proposta dele não colou”
Linguagem figurada – “Essa sogra é fogo”; “lavando a roupa suja”
“essa prova é café pequeno”
Ambigüidades – “os dois advogados são casados” (um com o outro?); “ dentista extraiu um dente”(dele ou do cliente?
Inferências – “Ele dirigiu até São Paulo ontem. O carro continua esquentando muito” A inferência é de que ele foi para São Paulo de carro.
“Enquanto conversávamos, ele mexia seu café” – A inferência é que ele conversava comigo e mexia o café com uma colher.
“O marido zangado atirou o vaso contra a parede” – Inferimos que ele brigava com a mulher e que o vaso quebrou.
As inferências são informações contidas na memória de trabalho – conhecimento prévio mobilizado pela memória de trabalho.

2 comentários:

  1. Olá Dr,
    Gostaria muito de uma indicaçao de um médico neuro neste mesmo segmento espírita no Rio de Janeiro, pois queria levar a minha mãe, ela tem mal de Parkinson e vivemos no Rio,ela ficaria muito feliz de se consultar com um médico assim.Meu email é brunagarrido@hotmail.com
    Grata
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Recordações e Memória: este final de semana visitei meus tios, ambos tiveram AVC, e na minha memória o registro era das boas férias que passava na casa deles em Santos.Claro que me emocionei,e a imagem atual agora é uma nova tela pra ficar na memória.Léa

    ResponderExcluir