terça-feira, 18 de setembro de 2012

O fotógrafo e a Alma


O fotógrafo e a Alma, uma metáfora para a vida

Nubor Orlando Facure

 

A máquina

Fazer uma foto exige ajustes na máquina conforme as necessidades e escolhas do fotógrafo, assim como, o cenário, o zoom, o ângulo, os efeitos especiais, tudo são escolhas desse profissional da imagem.

As imagens

Elas fazem uma copia ou criam um cenário diferente a cada foto, e mesmo depois de prontas ainda podem ser reeditadas e sofrerem grandes modificações que embelezam ou até distorcem a cena.

O fotógrafo

É um artista que pode ter mais ou menos experiência produzindo fotos de maior ou menor qualidade conforme seu profissionalismo

Uma foto pode despertar-nos toda uma série de reações:

Fazer-nos rir ou chorar, provocar-nos lembranças de coisas antigas que já tínhamos como esquecidas, resgatar episódios tristes ou alegres da nossa vida. A foto, que parece tão estática, parada, pode, na verdade, dar vida e movimento a uma cena. Uma criança se machucando leva-nos a sentir a mesma dor, um amigo se despedindo nos comove, pode até nos fazer chorar, jovens cantando nos alegra, um palhaço rindo nos anima e faz dar gargalhadas.

Tendo à mão essa coleção de fotos o desafio que proponho é se com elas podemos identificar que máquina estava em uso? E quem era esse fotógrafo?

Uma coisa é certa – todas as fotos sofreram influências tanto da máquina fotográfica quanto do próprio fotógrafo.

Essa é a metáfora da vida

Nossos momentos do dia a dia são cenários vividos com a emoção que decidimos lhes dar. Somos nós quem opta por estudar ou trabalhar, acumular patrimônio ou gastar todas nossas economias, fazer amigos ou despertar inimizades, constituir família ou optar por solidão.

Produzindo esses momentos, quem está fazendo as escolhas, que máquina se está usando? É o nosso cérebro? E, quem é o fotógrafo? É nossa Alma?

A vida corre célere e traz até nós os parentes, os amigos, a escola, o trabalho, as crenças, os desafetos, as doenças, a sorte e o infortúnio. No registro de cada um desses episódios somos nós o fotógrafo, é escolha nossa aplicar cores, aproximar com o zoom para perceber os detalhes, acrescentar luz e brilho, fazer novas montagens com outros personagens.

O Homem precisa compreender que é o senhor das decisões que constroem as imagens que marcarão sua vida.

  

 

 

 

 

  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário