domingo, 6 de junho de 2010

Metáforas do Cérebro
(Anatomia poética do cérebro)
Nubor Orlando Facure

Não tem valor científico - são sugestões didáticas. Quem sabe ajudam a memorizar?
Vamos lá:

O córtex cerebral
Camada cinzenta de apenas 4 milímetros de espessura. É “a pele da Alma” - Ela registra uma representação do mundo e o desenho da tatuagem cada um faz o seu.
*******
Hipotálamo
É o “pequeno polegar” - o dedo que se junta aos outro em tudo que a mão faz - ele trabalha em associação com as demais glândulas do organismo - é fábrica potente de hormônios.
No hipotálamo são geradas nossas necessidades e desejos, nossos prazeres e pesares. - é onde controlamos o frio, a fome, a raiva e o amor - a bile do fígado, o leite da mãe e o ácido do estômago.
*******
Amígdala (corpo amidalóide)
Duas “gemas” mergulhadas no lobo temporal - funcionalmente um “barril de pólvora” de cada lado - e, com pavio curto - são menores que um ovo de codorna. Mais mágica que a caixa de Pandora - guardando, ou melhor, controlando 4 gigantes da Alma: a Fome, o Sexo, o Medo e a Raiva.
*******
Núcleo Accubens
É a “maçã do Paraíso” - a tentação dos prazeres inundada de Dopamina.
Sua ativação ocorre tanto por uma barra de chocolate como por uma injeção de cocaína nas veias. - ou qualquer outra sensação que dê prazer - que no caso é eterno enquanto dura.
*******
Hipocampo
“Estação de embarque” para encontros e desencontros - lembranças que duram minutos - mágoas que são para a vida toda. Ele nos trai em momentos críticos - esquecemos justamente onde deixamos os óculos que usamos agora a pouco.
Meu neto me disse onde ia, minha mulher me pediu uma marca de margarina, meu advogado me pediu um documento, o exame do laboratório ficou pronto ontem, a loja onde comprei o sapato, o cartão de crédito que usei de manhã. Todos esse momentos passaram rápidos pelo Hipocampo - foi como escrever na vidraça úmida - quase nada ficou para usar amanhã - a gente esquece muito mais do que é capaz de lembrar - ainda bem, não suportaríamos os chatos por tanto tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário