domingo, 30 de maio de 2010

O que os Espíritos ensinam

Recolhidos por Nubor Orlando Facure

Ajuda ao próximo
Quando você doa alguma coisa não se preocupe com o que vão fazer com aquilo. Não percamos nunca a oportunidade de distribuir. Lembre-se de que quem recebe passa a ser o dono - acaba aqui nosso compromisso - e, é ele quem assume o que lhe convém
*****
Muito trabalho
Seu Jonas não para - atende um monte de gente na repartição pública. A noite faz curso de aprimoramento, no sábado ajuda na distribuição de mantimentos no Centro Espírita e no domingo aproveita as manhãs para participar no grupo de passes. É escalado para palestras, faz leitura do evangelho em casa e nunca recusou visitar doentes acamados no asilo de velhinhos.
Cansado, passa a pedir com insistência que Deus lhe desse uns dias de folga. Tanto insistiu na petição que um dia percebe-se amarelado ao olhar no espelho e, mais tarde, o médico diagnostica hepatite exigindo 6 meses de cama.
*****
Mediunidade
Podemos disciplinar, educar, aprimorar, mas, se tentarmos enfrentar vem a loucura ou o desatino, abrindo caminho para o hospício ou a cadeia.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pouco mais do pensamento espírita

Recolhidos por Nubor Orlando Facure

Simplicidade
Mesmo com tanto brilho e tanto valor o Ouro afunda no mar, enquanto a Palha flutua.
*****
Tolerância
A casa não resistiu ao incêndio e todo dinheiro se queimou. Sobrou uma pequena caneca resistente ao fogo. Agora é usada para matar a sede
*****
Esperança
Noite escura sugere céu estrelado
*****
Vaidade
As aparências enganam. A casca feia da ostra esconde a beleza da pérola
*****
Obediência
Só há uma chance do trem andar: permanecer nos trilhos
*****
Ambição
Diz Chico Xavier que Jesus nos ensinou a pedir o pão nosso. Parece que a coisa complica quando passamos a pedir a manteiga
*****
Persistência
Os viajantes passam, os dias vem e vão e a fonte está lá, servindo de alívio para a sede
*****
Trabalho
Você tem direito a descanso, mas, não se esqueça de que as horas continuam passando

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lições espíritas

Recolhidas por Nubor Orlando Facure

Homem simples, professor humilde, pede ajuda ao Sr Prefeito para construir e organizar uma escola para amparar crianças sem estudo. Não temos verbas, providencie você a casa e o mobiliário que eu aprovo a sua idéia.
No dia seguinte, vagando pelo mercadão da cidade, uma rica senhora o toma por serviçal comum e lhe exige tarefas diversas. Carrega seus pacotes, descarrega em casa, auxilia na cozinha, depois no jardim, lava a garagem e ajuda no preparo de festa luxuosa para logo mais a noite.
Aprovando seu trabalho a rica senhora o mantém até ao esperado jantar da família com os amigos.
Surpreso, o professor percebe que está no encontro festivo o Sr Prefeito, que mais surpreso ainda, pede explicação à anfitriã. Esclarecido o ocorrido o professor fica sabendo que sua “patroa” é na verdade irmã do Prefeito.
Foi assim que a rica senhora forneceu os recursos para a escola.
Humildade e trabalho se juntaram a favor das crianças
Lições da Natureza
Nubor Orlando Facure

Se me jogam uma pedra, o que devo fazer?
Como o rio, permaneça no seu curso, ela vai naturalmente para o fundo
*****
Se me humilham, o que devo fazer?
Como a semente, aquieta-se sob a terra para germinar e crescer
*****
Se me acusam injustamente, o que devo fazer?
Como o lodo que mesmo desprezado acolhe o lírio
*****
Se me oprimem no trabalho, o que devo fazer?
Como a flor que perfuma a mão que esmaga
*****
Se roubam o que é meu, o que devo fazer?
Como a planta que você poda, renasce fortalecida
*****
Se me aconselham mal, o que devo fazer?
É como mandar um cão miar, ele simplesmente não obedece
*****
Se me aborrecem, o que devo fazer?
Tente gritar com uma árvore, ela simplesmente não ti ouve
*****
Se me abandonam e me deixam só, o que devo fazer?
Como abelhas e formigas, a colônia toda é nossa família
Renascer, compromisso com a vida

Nubor Orlando Facure

Os paradigmas materialistas que pressupõe a ocorrência da Vida como obra do acaso já não tem mais sentido quando, a própria Ciência desvenda Leis Inteligentes que dão sentido às nossas Vidas. O acaso não existe e o destino de cada um de nós está comprometido com um projeto Maior que emana da Consciência Divina.
Noções fundamentadas na Teoria da Relatividade nos ensinam que a realidade do momento é apenas uma questão de referência porque tudo está em movimento. É possível percorrermos o passado, o presente e o futuro quando se considera a velocidade da luz que nos permite coexistir com diferentes grandezas de espaço e tempo.
Por outro lado, a psicanálise nos ensina que muitas das nossas atitudes de hoje são induzidas por impulsos fortes de desejos contidos e reprimidos do nosso passado.
E, a mesma Ciência que nos ensina as Leis da Relatividade nos induz a pensar que não só o passado, mas, também, nosso comportamento de hoje, está sendo dirigido pelo nosso futuro, onde se situa o objetivo Maior de nossas Vidas.
Compreendemos assim, com base na Ciência, que nós temos um passado de múltiplas vidas nas quais acumulamos experiências com varias personalidades e estamos, agora, de certa maneira, comprometidos com propósitos divinos, que atingiremos desfrutando de outras vidas que nos permitirão evoluir até a angelitude

domingo, 23 de maio de 2010

O Pensamento Espírita

Recolhidos por Nubor Orlando Facure

A Paz da consciência alivia, enquanto a Paz com ociosidade compromete
****
Num Universo onde tudo é movimento o Descanso Eterno definitivamente não existe
****
Por enquanto, nossa presença e nossa cooperação são plenamente dispensáveis no Paraíso. Entretanto, aqui na Terra mesmo, é indiscutível nossa necessidade de estudar e servir, de aprender e amparar
****
Precisamos muito pouco para fazer o bem - basta um sinal de mão para salvar um barco de pescadores ou um ônibus lotado
****
Que Deus ao invés de me conceder que me eduque; ao invés de me recompensar que me aperfeiçoe
****
A Filosofia nos envolve com uma túnica brilhante de pensamentos nobres, mas, pode estar acobertando indiferença e necessidades penosas se não puser em prática o amor ao próximo e se não olhar para a necessidade do outro
****
No “câmbio” espiritual, ninguém fica rico com o que ganha ou com o que guarda, mas, é com o que distribui
****
Jesus solicita à Simão para ir a casa de Jeremias que pedia atenção. Dia seguinte volta Simão reclamando das dificuldades apontando desordem, agressões,vícios, avareza e deboche - nada a fazer.
Pedro, conheço Jeremias e toda sua família, há muito tempo!...quando lhe pedi para ir ao encontro deles foi apenas para “auxiliar”
****
Depois de atender uma multidão de sofredores Jesus se retira e Pedro o surpreende sozinho com lágrimas nos olhos. Porque choras Mestre?
É porque Eu os conheço Pedro.
De que nos adianta a cura para em seguida repetirmos os mesmos erros?